
Como funciona uma embreagem
Conheça um pouco mais sobre a peça para entender qual o problema que o seu veículo está lidando.
A embreagem fica localizada entre o motor e a caixa de câmbio. Possibilitar a saída do veículo, transmitir torque quando em marcha, interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de câmbio nas trocas de marchas e paradas, proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas e amortecer as vibrações de transmissão são suas principais funções.
Ela é composta por três elementos: rolamento da embreagem, platô e disco. O platô, por sua vez, é composto por outras três partes: a carcaça da embreagem, a placa de pressão e a mola membrana.
Então como funciona? Bom, ao acionarmos o pedal da embreagem, o fluido no interior do circuito hidráulico pressiona o embolo do servo da embreagem. A haste externa aciona a alavanca e o garfo de embreagem ao mesmo tempo. Assim, o garfo puxa o mancal da embreagem contra a mola membrana, que atua como uma alavanca, tirando a pressão do disco e afastando a placa de pressão do volante. Com isso, conseguimos desacoplar o disco de embreagem com o volante, e é assim que acabamos a transmissão de torque para a caixa de câmbio através do eixo piloto.
Depois que o disco é desacoplado, ao pisarmos no pedal de embreagem, a placa de pressão também é desacoplada. O volante continua girando porque está ligado ao giro do motor e o platô também continua porque está preso ao volante. Mas enquanto isso, o disco desacelera até parar e o eixo também, porque está ligado ao disco, interrompendo assim a transmissão de movimento para a caixa de câmbio.
